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PREPARAÇÃO PARA TORNEIOS
(por Ross Norman)


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Publicada em 22 Jul 2020

PREPARAÇÃO, PREPARAÇÃO, PREPARAÇÃO

foto de Ross Norman

O ex-campeão mundial Ross Norman fala sobre as horas vitais antes de um torneio. jogadores amadores: tomem nota…

Preparação, faltando 36 horas

Como você se prepara para um torneio? Digamos que você seja jogador amador, jogue Squash regularmente, de 2 a 3 vezes por semana. Normalmente, um jogador amador terá um torneio que começa na noite de sexta-feira e termina na tarde de domingo, se ele ou ela percorrer todo o caminho.

Então, estamos falando de uma partida na sexta-feira, duas no sábado e uma ou duas partidas no domingo. Vamos analisar 3 aspectos diferentes da preparação antes de uma partida:

  • Preparo Físico
  • Preparação Mental
  • Dieta


Vamos começar 36 horas antes da partida ... Quinta-feira de manhã


partida de squash com plateia

Preparo físico

Se você precisar tirar um dia de folga da sua preparação física, quinta-feira NÃO é um bom dia. Escolha um dia anterior da semana, como segunda ou terça-feira, até quarta-feira, mas eu definitivamente jogaria na quinta-feira. Mais uma vez, estou falando de um jogador em boa forma, não um profissional e não um iniciante inapto. Tente manter o jogo tranquilo, entre 45 minutos e uma hora. Não deve doer muito, evite um jogo muito difícil.

Isso é uma grande mudança se você compará-lo com a preparação recomendada há cerca de 20 anos atrás. Naquela época, você era aconselhado a fazer jogos difíceis nas segundas, terças e quartas-feiras, e ter um dia de folga na quinta-feira, o que o refrescaria e prepararia para a sexta-feira. Para mim, tirar uma folga na quinta-feira não era uma boa ideia!

O corpo tem uma maneira inacreditável de desenvolver uma memória, tanto física quanto mentalmente. Se você tem um dia de folga na quinta-feira, tende a se desconectar fisicamente, de modo que seu corpo passa do seu último jogo na quarta-feira à tarde ou à noite para nada na quinta-feira e na maior parte da sexta-feira, e espera-se que você comece um jogo muito difícil na noite de sexta-feira. Não se esqueça que o jogo mais difícil de qualquer torneio pode ser a primeira rodada. Essa pode ser a partida que pode determinar todo o torneio.

Então, faça algo na quinta-feira, é importante. Nem um jogo muito difícil, nem muito fácil!


Preparação mental

Você deve estar pensando em seu jogo cerca de 5 minutos pela manhã e 10 minutos à tarde. Se você sabe quem vai enfrentar, pense na última vez em que jogou com ele (ou ela) ou como ele ou ela joga. Se você não sabe quem vai enfrentar, faça um jogo mental de Squash, usando a técnica básica e a maneira como você normalmente joga.


Dieta

Tente evitar muito álcool, muitas cervejas. Tente reduzir para um copo de vinho ou uma cerveja. O excesso de álcool definitivamente afetará seu desempenho e diminuirá o seu jogo. Isso pode afetá-lo por apenas 5 minutos no início de uma partida, mas esses 5 minutos podem ser cruciais.

Da mesma forma, tente evitar qualquer grande refeição, incluindo carne vermelha ou qualquer coisa pesada que demore muito tempo para ser digerida completamente. Escolha carboidratos como macarrão e proteínas como frango, peixe branco ou carne branca, que serão digeridas muito mais rapidamente. Não se esqueça que seu corpo gasta uma quantidade enorme de energia digerindo alimentos pesados. É por isso que você se sente tão cansado por tanto tempo depois de fazer uma refeição pesada!


Faltando 12 horas: estamos agora na manhã de sexta-feira

Preparação mental

Você deve começar a pensar na partida, não por muito tempo, mas apenas como um lembrete: hoje tenho um jogo de Squash. Isso funciona para mim, porque sou uma pessoa bastante relaxada e não fico muito nervoso pensando sobre o Squash. Se você é o tipo de pessoa que fica realmente nervosa, tente não pensar muito nisso.


Preparo físico

Por via de regra: não faça nada extenuante! Se você tiver a chance (a maioria dos jogadores do clube não têm, já que eles correm do trabalho direto para a competição na noite de sexta-feira), você pode fazer um preparo suave por conta própria. Não deve consumir energia física e não deve durar mais que 10 a 15 min. É bom repetir a rotina: trocar de roupa, alongar, bater leve, tomar banho e voltar para casa. É como um ensaio para aquela noite. É muito importante para o desenvolvimento dessa memória que eu estava falando anteriormente. Se você puder fazer, isso pode dar-lhe a vantagem.

Dieta

Não faça uma refeição pesada, é melhor comer muitos lanches leves, sanduíches são bons, mas nada como um café da manhã inglês, por exemplo. Escolha o café da manhã típico, cheio de carboidratos.


Faltando 6 horas: estamos agora na sexta-feira à terde

Preparação mental

Os aspectos da dieta e da preparação física serão os mesmos para todos, mas a preparação mental pode variar de acordo com cada indivíduo. Todos somos muito diferentes e todos reagimos de maneira diferente a determinadas situações. Então, para alguém como eu, bastante relaxado mentalmente, agora estou pensando no jogo e passando por um ensaio mental muito leve: estou na quadra, estou num rally, nada de especial, apenas rebatendo para cima e para baixo na parede.

Faço isso por alguns minutos a cada hora. Se você se sentir preocupado, vale a pena pensar em outra coisa, ou fazer outra coisa que ocupe sua mente, como ouvir música.

A música pode relaxar quando você fica ansioso demais. Se você ficar ansioso ou hiperativo antes de uma partida, verá que estará gastando energia, toda essa adrenalina estará bombeando em seu corpo e não será usada, e se não for usada, fará você se sentir cansado . A adrenalina é uma substância fantástica se surgir quando você precisar; se vier quando você não precisar, na verdade, você se sentirá cansado.

Faltando 2 horas

Comece a pensar na sua partida por cerca de 5 minutos a cada hora. Agora, imagine que você não fez nenhuma das preparações de que falamos, o momento mais importante em que você pode criar muito terreno é:

Faltando 1 hora

Este é definitivamente o momento mais importante. Pessoalmente, eu iria a algum lugar quieto e sozinho. Cerca de meia hora a 40 minutos antes do início da partida, vá para o vestiário, troque de roupa. Enquanto estiver mudando, mantenha-se afastado das pessoas, tenha seus próprios pensamentos. Ao vestir suas roupas, suas meias e tênis, ao dobrá-las, colocá-las em seu armário ou em sua bolsa, você está pensando no jogo de Squash. Você está focado. A preparação mental é essencial; isso lhe dará energia positiva.

Mas seja realista. Se você já enfrentou alguém 7 vezes e perdeu 7 vezes, e se tiver certeza absoluta de que vai vencê-lo, isso não é realista. Pense assim: talvez eu não ganhe, mas vou lá para me esforçar o máximo possível e isso por si só pode produzir um resultado surpresa. Nos esportes, se você se torna irrealista demais, fica decepcionado. Agora, se você o venceu 7 de 7 partidas, estará em quadra não para provar que é um jogador melhor, mas que pode fazê-lo novamente. Mas isso pode não acontecer, e você precisa manter esse elemento de dúvida em mente, porque pode se alimentar disso, e isso por si só pode lhe dar energia.

A preparação mental é absolutamente crucial, especialmente o ensaio mental da partida. O que faço é que imagino como vou começar a partida, subindo e descendo a parede, medindo alguns comprimentos, estabelecendo-me antes de começar, e antes de começar a me vangloriar ou fazer voleios. Vou me estabelecer batendo a bola para cima e para baixo na parede, observando comprimentos, comprimentos, comprimentos, avançar, rebater e voltar ao comprimento, comprimento, comprimento. Estou apenas fazendo isso mentalmente. Agora, você está nos vestiários. Você pode falar com as pessoas, mas não tenha conversas pesadas com ninguém.

Tente não ficar muito ansioso. Você vai sentir desconforto no estômago. Tente permanecer o mais positivo possível. Sem ser sexista, as mulheres às vezes são mais vulneráveis a ter pensamentos negativos. Os homens parecem reagir a uma situação competitiva muito melhor do que as mulheres, novamente, é uma generalidade, mas observei esse fato algumas vezes.

Mais uma vez, os conselhos que dou aqui são o ponto de vista de uma pessoa e, como todos somos diferentes, tudo o que funciona para você é bom.



Aspecto físico, faltando 6 horas

Não faça nada até meia hora antes da partida.


Faltando 30 minutos

Então você precisa se aquecer. Três pontos principais:

Aqueça o corpo: você deve se sentir aquecido, ou apenas um suor leve, nada pesado e não mais que 10 minutos.

Alongamento: Sua rotina normal

Exercícios específicos de Squash por 2 ou 3 minutos: muito importante, e as pessoas muitas vezes não fazem isso. Por exemplo, você está no T, sobe e finge que está jogando a bola, volta ao T e sai novamente cerca de dez vezes. Isso deve durar 45 segundos. Novamente, não muito pesado.

Por que isso é tão importante? Se você se alongar e for direto para a quadra de Squash, suas pernas ficarão trêmulas, você se sentirá péssimo, porque na verdade você alongou seus músculos e ligamentos além do que normalmente estão acostumados. Os detalhes do Squash os trarão de volta ao seu ponto mais forte.


Dieta, faltando 6 horas

Tente evitar bebidas açucaradas, mesmo aquelas com glicose que devem ser boas para você. Evite também coca-cola, chá ou café, pois seus efeitos diuréticos não são tão bons antes de uma partida. Água, água pura e simples é o que você precisa. Não exagere, você pode ficar com sede o tempo todo e sentir-se muito desconfortável. Se você quiser tomar uma xícara de chá, vá tomar um copo de água. Se você bebe coca-cola, por exemplo, está cheio de cafeína e açúcar, ficará acordado por um tempo e sentirá que não tem energia.

Não se esqueça, para todo up, existe um down. E seu nível de energia será tão alto que você não poderá confiar nele. Tente almoçar, um sanduíche e uma salada ou macarrão leve, cerca de 4, 4,5 horas antes da partida; isso deixará boas 3,5 horas sem comer nada. Obviamente, dependendo da sua idade, seu metabolismo muda. Para mim, eu não teria nada para comer 4,5 horas antes de uma partida. Alguém mais jovem pode reduzir isso para 3 horas.

Durante o jogo, beba água pura. Não é água gelada, apenas água simples. Pessoalmente, não acredito em bebidas energéticas enquanto estiver jogando. Após a partida, sim, você deve beber bebidas energéticas. Acho que os efeitos me deixam com sede durante um jogo. Você pode tomar essas bebidas depois de terminar a partida.


partida de squash com plateia

Armadilhas da primeira rodada

Pessoalmente, quando eu estava competindo e chegando às finais dos torneios, a primeira rodada sempre foi a partida mais difícil para mim. Eu precisava passar pela primeira rodada.

Na primeira partida, eu não me sentiria confortável ou relaxado. Às vezes, eu precisava dirigir ou voar para chegar lá, nada seria familiar, clube de Squash diferente, às vezes clima diferente e comida diferente. Além disso, muitas vezes em partidas profissionais, você jogaria sua primeira rodada contra um eliminador, que já estava lá há alguns dias.

As eliminatórias já teriam se acostumado, disputado algumas partidas, provavelmente nas mesmas quadras, e estariam mais familiarizadas com todo o evento.

A partida mais fácil era normalmente a segunda.

Só para dar um exemplo, um dia Jahangir estava prestes a ir a quadra, e o vestiário estava cheio de pessoas. Todo mundo queria falar com ele, então ele se trocou e disse: eu só vou ao banheiro e ele ficou lá por 20 minutos. Ele não fez nada, apenas ficou lá, se preparando mentalmente para a partida.


Partida atrasada

Agora, o que acontece se o seu jogo atrasar uma hora no jogo anterior em quadra? Tenha uma banana! É uma fruta que permanecerá no seu sistema apenas por 45 minutos. Você pode comer uma banana e, depois, estar na quadra 2 a 3 minutos depois e sentir como se não tivesse comido. Se você começar a sentir fome, se seu estômago começar a roncar, você precisará de comida.

Não ignore os sinais, porque se o fizer, seu corpo começará a fechar seus níveis de energia. Se você comer um pedaço de pão ou uma barra de chocolate, sentirá isso no estômago por mais ou menos uma hora. Uma banana deve ser totalmente digerida em 45 minutos e você terá enganado seu corpo, dando-lhe algo para comer e evitar o desligamento dos níveis de energia.

Durante a partida

Durante o jogo, beba água pura. Não é água gelada, apenas água simples. Pessoalmente, não acredito em bebidas energéticas enquanto estiver jogando. Após a partida, sim, você deve beber bebidas energéticas. Acho que os efeitos me deixam com sede durante um jogo. Você pode tomar essas bebidas depois de terminar a partida.


Tenha um ótimo torneio ...

Ross Norman

partida de squash com plateia

partida de squash com plateia


FONTE: The Squash Site


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